Parlapiê de um "badameco"
Depois de perder com a Holanda (e empatar com a Bélgica), Portugal lançou-se ao "pescoço" da UEFA, da arbitragem deste Europeu e, mais concretamente, de Marc Batta, que hoje em dia nomeia os árbitros para o torneio, mesmo que em tempos tenha protagonizado momentos como este.
Hoje [ontem], ao que parece, Couceiro exaltou-se e quase se levantou para sair da conferência de imprensa (a última antes do decisivo jogo contra Israel - que pode valer tudo, como pode não valer nada para as cores nacionais; logo se vê...). A mim, pessoalmente, parece-me bem.
Não que eu estivesse presente. Não estive. Estava ali a qualquer coisa como 60 km de distância, numa outra conferência de imprensa onde ninguém se levantou, mesmo nas perguntas mais incómodas. No entanto, ainda assim, o gesto veemente de José Couceiro parece-me extremamente bem... porque dá um bom "boneco" (acima de tudo isso) e faz com que a selecção Sub-21 seja mais falada, pelo menos. E isso é bom!... acho eu...!
Couceiro (o mesmo que se levantou na conferência de imprensa) não se vai levantar de um banco em que também não se vai sentar este sábado no jogo frente a Israel. É um facto (não é uma opinião; e digo isto antes que me intitulem de "badameco" só por emitir a minha opinião na blogosfera - já aconteceu esta semana...). Rui Caçador (graças a Deus há Rui Caçador!) saiu ontem [anteontem] em defesa de Couceiro, de "espada" apontada a Batta e aos lobby's que eu chamaria de "de olho azul".
A UEFA, calmamente, respondeu aos protestos de Portugal nomeando para arbitrar o Israel - Portugal o mesmo juiz que foi 4º árbitro no Portugal - Holanda e que, basicamente, "expulsou" Couceiro do jogo. Também isto me parece bem.
O discurso do "ainda somos pequeninos" está gasto. Madaíl já usou essa ladaínha vezes sem conta. Agora fê-lo de novo. Não há pachorra. Os dirigentes portugueses ainda nao perceberam isso. Se haverá lobby's na UEFA, se serão do Centro e Norte da Europa... se calhar, há... mas isso pouco interessa. Se é Batta a nomear os árbitros... isso chateia-me um bocado, confesso, porque aquele jogo com a Alemanha (e eu tenho uma estima pessoal pela equipa germânica) ficou-me muito atravessado aqui. Mas ele nomeia e olha... paciencia...!
A verdade (na minha opiniao de "badameco") é que Portugal empatou um jogo com alguma sorte e perdeu outro com alguma justiça (pese, embora, o "factor apito" e tal). Não fez para muito mais. Se Portugal é "pequenino" como os nossos dirigentes dizem é também poque assim se faz, perante equipas ao seu nível mas, eventualmente, com mais nome.
Está visto que "lançar-se ao pescoço" da UEFA não é o caminho. A UEFA (diriam os brasileiros) não está nem aí...! Batta lembrar-se-á daquela noite na Alemanha (estou certo de que se lembra) e, ouvindo as mais recentes declarações portuguesas, sentir-se-á no mínimo divertido pelo folclore instalado em Zeegse e Lisboa.
Amigos: Se quiserem aceitar um conselho de um amigo/badameco (começo a gostar de me auto-intitular assim)... joguem à bola. A sério! Tudo o que vier por acréscimo será bom... basta é que trabalhemos para isso. Se não...!
Sem comentários:
Enviar um comentário