07 maio 2007

Assobios & Lençóis Brancos
(em fundo encarnado)


Não que seja grande novidade para quem esteja minimamente atento, mas - sendo politicamente correcto - tenho de dizer que se torna cada vez mais evidente a falta de margem de erro dada pelos adeptos do Benfica a quem acham menos merecedores do seu carinho. Ontem à noite, chegou a ser incómodo assistir ao Benfica - Naval no Estádio da Luz. Os imensos assobios a Derlei (que até iniciou - na raça - a jogada do primeiro golo da partida, marcado por Petit) e a Fernando Santos (mal se ouviu o seu nome no som do estádio, mesmo antes de as equipas entrarem em campo) tornaram-se a imagem mais marcante de um jogo que os encarnados venceram com dificuldade.

Há mesmo, parece-me, muito pouco "terreno" para certas pessoas errarem (mais) no clube da Luz. Derlei falhou mas não foi assim tão mau. Fernando Santos... foi ele próprio, mais uma vez; com o mérito de, desta vez, não ter feito a vontade aos adeptos (já não era - de longe - a primeira vez), ao proteger Derlei de um vechame maior do que aquele que passou. Não o substituiu por Mantorras (que, faça o que fizer, arranca aplausos até do mais céptico adepto encarnado). Evitou-se assim, provavelmente, o maior contraste de sempre no mais curto espaço de tempo entre uma vaia monumental e um estrondoso aplauso, ouvidos numa única substituição realizada no Estádio da Luz.

No entanto, já hoje, ao ler o jornal, confirmei algo que me tinha parecido ver do relvado. Nas bancadas, lenços e... lençóis brancos foram acenados à equipa e ao treinador. Extraordinário! Será tal o descontentamento que um lenço não baste para mostrar desagrado pelas últimas exibições do Benfica? E que tipo de pessoa sai de casa com um lençol debaixo do braço a pensar "Deixa-me cá levar o lençolzinho branco... só em caso de aquilo dar para o torto e eu ter de mostrar que estou com a azia...! Só é pena não caber no bolso das calças... mas enfim. É por uma boa causa!"?!? Quem faz isto? E será que alguma vez gostou verdadeiramente de futebol...?

Sem comentários: